quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Só Isso V - Feliz 2009

Um par de marrons glacés...uma taça de Crémant. Só isso.
Que o tempero de seu 2009 tenha muito sabor e equilíbrio!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Caranguejada em Guaratuba

Regra número 1: respeitar o período de defenso - caranguejo só pode ser caçado e comido de dezembro a janeiro.

Regra número 2: as fêmeas não devem ser capturadas, apenas os machos. Assim, a desova e perpetuação são garantidas (me disseram que um caranguejo leva cerca de 7 anos para atingir o tamanho ideal de consumo).

Regra número 3: encontre um bom fornecedor, que além de seguir as duas regras acima, lhe entregue os caranguejos frescos, já bem lavados e limpos, sem a carapaça, tripas, etc.

Regra número 4: providencie o martelinho e a tábua de madeira. Ajuda bastante na hora de quebrar as garras e patinhas.
Regra número 5: encontre um sogro que cozinhe muito bem e peça para ele fazer a receita de praxe, que arranca aplausos a cada temporada.

Caranguejada do Meu Sogro
Ingredientes:
- Três dúzias de caranguejos lavados e limpos (sem a "cabeça", só as patolas e patinhas).
- 1 maço de alfavaca.
- 1 garrafa (600ml) de cerveja tipo pilsener.
- 1,2 litros de água.
- 1 colher de sopa de sal.

Modo de Preparo:

1. Despeje a alfavaca, a cerveja, a água e o sal num panelão. Leve ao fogo.
2. Quando começar a ferver, acrescente o caranguejo. Cozinhe por cerca de 30 minutos (até que você puxe uma patola e ela se desprenda facilmente do "corpo" do caranguejo). Sirva com o molho de cenouras.

Molho de Cenouras
Ingredientes:
- 4 cenouras "bem vermelhas" (devem estar adocicadas) descascadas e picadas em rodelas grossas.
- 1/2 cebola descascada.
- 2 colheres de sopa de vinagre branco.
- Óleo o quanto baste (de soja, milho ou canola).
- sal a gosto.

Modo de Preparo:

1. Coloque as cenouras, a cebola, o vinagre e o sal no liquidificador. Comece a bater.
2. Aos poucos vá colocando o óleo, até que emulsione. O molho deve ficar com consistência de maionese.

Como comer: "destaque" as patinhas e patolas. Com o martelinho de madeira quebre a casca, retire a carne e mergulhe no molho de cenouras.

Regra geral: vale se lambuzar, se sujar e lamber os dedos!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Piadinha - Classe Econômica

No avião a aeromoça pergunta ao passageiro:

- Estamos iniciando nosso serviço de bordo, o senhor deseja jantar?
- E quais são as opções?
- Ou sim, ou não.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Para presente

Fila do caixa, na Livraria Cultura. Reparo na senhora à minha frente: baixinha, uns 65 anos, com uns sete ou oito livros na mão, todos do mesmo autor. A curiosidade vence a minha costumeira rabugice-de-fim-de-ano. Resolvo puxar papo:

- Pôxa, a senhora é fã do Rubem Alves, hein!?
- É que meu filho mais velho descobriu Rubem Alves e se “apaixonou” por ele...vou dar de presente de natal.
- Humm, sei...também gosto muito do Rubem Alves.

Três segundos de silêncio e ela continua, em tom de segredo:

- Sabe, eu tenho uma discoteca e uma biblioteca imensas... invisto a minha aposentadoria em livros. E em música! Costumo dizer que é a “fazenda” que eu vou deixar de herança para os meus filhos e netos. Conhecimento, prazer e cultura. Tenho certeza que a partilha das terras vai dar briga entre eles, mas será uma briga boa! (risos)

Pagamento feito, ela sai apressada para embrulhar os livros. Haja papel colorido. Rubem Alves tem conteúdo de muitos alqueires.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Salada


As saladas aqui em casa caem sempre na mesmice: folhas, tomate, às vezes um pouco de cenoura ralada. Azeite, sal, limão ou balsâmico. Nunca faltam na mesa, porém nunca são o centro das atenções. Talvez preguiça, talvez acomodação ou falta de criatividade, não costumo comê-las como prato principal.

Mas desta vez foi diferente: semana passada estive em Carambeí, no Paraná. Esta região dos Campos Gerais foi colonizada por holandeses e é famosa por possuir a melhor bacia leiteira do Brasil. Durante a viagem de volta paramos numa fabriqueta da estrada, a Queijos Niemeyer, para tomar um café e esticar as pernas. Lá encontrei uma das melhores mussarelas “nozinho” que já comi. Sabor pronunciado de creme leite, salgadinha e com as “fibras” características. O lote havia sido produzido na véspera. Tão bom que além de ser tira-gosto, merecia também ir para o prato.

Cheguei em casa e fiz o seguinte: piquei uns 12 tomates-cereja e misturei com um bom punhado de folhas de salsinha, inteiras. Temperei com azeite, pimenta branca de Penja moída, um tico de sal e outro de balsâmico. Por cima muito pinoli tostado e a muzzarela “nozinho” desfiada.

Para quem passar por aquelas bandas, o endereço é: Queijos Niemeyer - Rodovia PR 151 - Km 304 - Carambeí-PR; fone (42) 3231 5892. Apesar do atendimento não ser muito simpático (eu diria, na verdade, que é apático), os produtos frescos e preparados em pequenos lotes valem a parada.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pizza de frigideira

Um tombo de bicicleta. Nariz sangrando, um arranhão no joelho. Saio mais cedo do escritório para consolar o filhote "acidentado" com um de seus pratos preferidos: pizza de frigideira.

Não me lembro de onde copiei a receita...já faz tempo... acho que da Revista Gula. Toda vez que a preparamos por aqui é uma farra. Eu e o David gostamos de fazer a massa juntos. Enquanto ele lê a receita vou colocando tudo na tigela e misturando. Ele se encarrega de "sovar". E essa é uma das melhores partes do processo. Depois, arrumamos os ingredientes do recheio sobre a bancada. Abrimos a massa em discos e começamos a "brincar de pizzaria". É legal inventar coberturas diferentes, testar combinações doces e salgadas. O Lucas, por enquanto, se limita a assistir, dar palpites e comer. Sempre com a mão, que é mais gostoso!

São Paulo tem as melhores pizzarias do mundo. A nossa preferida é esta (o 4o. parágrafo do texto é sobre nós). Porém, em se tratando de diversão gourmet, nada se compara à bagunça que fazemos nos dias em que nos transformamos em "Pai-e-filhos-pizzaiolos". Bagunça que, aliás, cura qualquer tipo de arranhão.




Pizza de Frigideira

Ingredientes:

- 02 tabletes de fermento para pão (30g).
- 01 lata de cerveja tipo pilsen.
- cerca de 1/2kg de farinha de trigo.
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
- 1 colher de sobremesa de sal.

-1 colher de sopa de açúcar.
- Para o recheio: molho de tomates (na pressa costumo usar o caldo dos "pomodori pelatti" em lata), muzzarella, orégano, manjericão, tomate, cebola...siga sua imaginação e recheie com o que gostar!

Modo de Preparo:

1. Dissolva o fermento em um pouco da cerveja e então acrescente o azeite, o sal, aos poucos, a farinha, dando o ponto da massa.
2. Sove por cerca de 5 minutos.
3. Deixe a massa descansando até dobrar de volume.
4. Numa superfície enfarinhada, abra a massa em círculos, de acordo com o tamanho da frigideira.
5. Aqueça a frigideira e então "frite" levemente a pizza de um lado. Vire e comece a montar o recheio: molho de tomates, muzzarella, etc.
6. Tampe a frigideira até que o queijo derreta e a massa esteja levemente torrada.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tanta coisa...

Tanta coisa acontecendo...as harmonizacoes improvaveis do Luiz Horta, o concurso de assados do Estadao que deixei de participar. Nao por falta de ideias, mas por falta de tempo para preparar e fotografar a receita. As degustacoes da Gran Gru a que tenho faltado. Os pratos que nao tenho feito. Os vinhos que nao tenho bebido. 1 ano de AmuseBouche que nao comemorei. O novo layout do blog, que esta na gaveta ha uns 6 meses. Os relatos de viagem...

Mal cheguei da Patagonia, passei 1 dia em S. Paulo e ca estou, postando de Moscow, num teclado em cirilico. Passei uns bons quinze minutos escrevendo estes 2 paragrafos (e onde e que esta o ponto de exclamacao?). A boa noticia e que esta e a ultima viagem do ano. Domingo estou de volta, pilotando meu fogao e botando o saca-rolhas para funcionar.